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Ouvidoria | Cartos

O que é

A Ouvidoria das Sociedades de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte (SCMEPPs) é a instância final para garantir a satisfação do Cliente.
Ela tem a missão de intervir em favor dos clientes que já tiverem recorrido ao seu contato direto dentro da SCMEPP e que não se sentiram satisfeitos com a solução do problema ou com a posição apresentada pela instituição.
Quem são os Ouvidores das SCMEPPs e qual é o papel da ABSCM - Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito?
Os Ouvidores das SCMEPPs são funcionários das próprias instituições que defendem os direitos e interesses dos clientes, recebendo, avaliando e acompanhando as reclamações dirigidas à Ouvidoria, trabalhando com total independência e imparcialidade no tratamento das reclamações recebidas até sua efetiva solução.
A ABSCM centraliza as reclamações dirigidas às suas associadas e acompanha a tramitação do processo até a sua finalização.

Como funciona?

A Ouvidoria das SCMEPPs é uma espécie de 'advogada do cliente', sem entraves ou burocracias. Como instância final de recorrência, só entra em cena quando o problema apresentado não foi satisfatoriamente resolvido pelos demais canais de acesso das SCMEPPs.

A Ouvidoria tem como compromisso:

  1. Obter informações das áreas responsáveis sobre os fatos ocorridos;
  2. Buscar de forma consensual uma solução efetiva, de maneira ágil e objetiva;
  3. Garantir o prazo e a qualidade do atendimento;
  4. Assegurar uma solução compatível com as expectativas do cliente ou um posicionamento final da instituição sobre o assunto;
  5. Buscar continuamente a melhoria na prestação de serviços da instituição;
  6. Aperfeiçoar a relação entre o cliente e a instituição;
  7. Informar e esclarecer o cliente sobre seus direitos e obrigações de acordo com o que foi acordado ou contratado.

A Ouvidoria das SCMEPPs está enquadrada nas regras estabelecidas pela Resolução 3.849 de 25 de março de 2010 do Conselho Monetário Nacional.

As informações aqui coletadas são de uso interno e confidencial, e poderão ser fornecidos à órgãos fiscalizadores, apenas quando solicitados em caráter oficial

Quado recorrer?

A Ouvidoria está à disposição de todos os clientes das SCMEPPs, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que já tenham recorrido ao seu contato direto dentro da instituição e que não se sentiram plenamente satisfeitos com a solução apresentada para suas reclamações.
A Ouvidoria poderá, para análise e fundamentação do teor da reclamação, solicitar ao cliente a apresentação de documentos que permitam embasar sua solicitação.

Como recorrer à ouvidoria das sociedades de crédito ao microempreendedor à empresa de pequeno porte?

A Ouvidoria das SCMEPPs funciona em dias úteis, das 9h às 18h e os contatos com a área podem ser feitos por meio dos seguintes canais:

  1. Via Internet - clique aqui e preencha o formulário
  2. Telefone: 0800 031 4797
  3. Carta para: Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito
    Av Rio Branco, 123 sala 1603
    Centro Rio de Janeiro - RJ, Brasil
    CEP 20.040-005
  4. Preenchimento de formulário na própria SCMEPP solicitada
    Obs.: Reclamações não dirigidas anteriormente à SCMEPP solicitada não serão tratadas pela Ouvidoria.